Luis Laureano Santos e Associados

Luís Laureano Santos

Sociedade de Advogados SP, RL

Nota Informativa, 20 de Fevereiro de 2023

Informação Jurídica

LSC

3 minutos de leitura

Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas»

Geral

No âmbito do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 166/2017, de 2 de novembro, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2023. A Resolução (re)implementa o programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» para os anos de 2023 a 2026 e aprova a realização da respetiva despesa.

O referido programa visa contribuir para o aumento da educação e sensibilização para a valorização do ambiente, da resiliência da floresta e de proteção contra catástrofes, para o aumento do conhecimento geral sobre a natureza e florestas, através de acções de inventário ambiental e recolha de outros dados para a ciência dos fogos e das florestas e para o apoio a operações de ordenamento florestal e protecção ambiental.

Diploma


Declaração de rendimentos IRS

Fiscal

A Portaria n.º 47/2023, de 15 de Fevereiro, foi publicada para aprovar os modelos de documentos necessários para o cumprimento da obrigação declarativa prevista no n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS e respetivas instruções de preenchimento: declaração de rendimentos anual.

A referida Portaria entrou em vigor no passado dia 16 de Fevereiro e produz efeitos a 1 de Janeiro de 2023

Diploma


Atribuição dos apoios destinados às famílias

Geral

Foi publicada a Portaria n.º 48/2023, de 15 de Fevereiro, que prevê medidas de apoio às populações e empresas, afectadas por determinados eventos.
Estas medidas decorrem dos incêndios, registados no mês de Agosto de 2022, e cheias e inundações registadas nos meses de Dezembro de 2022.
A portaria entrou em vigor e produz efeitos a partir do passado dia 16 de Fevereiro (ainda que, com referência a alguns apoios, produza efeitos a partir de 1 de Setembro de 2022).

Diploma


Retribuição mínima mensal garantida para vigorar na Região Autónoma da Madeira

Laboral

O Decreto Legislativo Regional n.º 11/2023/M, de 14 de Fevereiro, aprova o valor da retribuição mínima mensal garantida de 785 euros para a Região Autónoma da Madeira.
A actualização produzirá efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2023.

Diploma


Apoio financeiro de carácter complementar, excepcional e temporário

Apoios

A Portaria n.º 45-A/2023, de 10 de Fevereiro, estabelece um auxílio financeiro complementar, excepcional e temporário, através da concessão de um subsídio eventual.
Os indivíduos e as famílias que se encontrem em situação de carência económica ou que perderam rendimentos, e que beneficiem do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), terão direito ao presente subsídio de carácter eventual para apoio alimentar.
A Portaria entrou em vigor no passado dia 10 de Fevereiro.

Diploma


Reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais

Ambiente

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 11/2023, de 10 de Fevereiro, que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais.
A presente alteração tem como objectivo iniciar a reforma de simplificação dos licenciamentos existentes, através da eliminação de licenciamentos, autorizações, actos e procedimentos considerados dispensáveis ou redundantes pelo legislador, simplificando as actividades das empresas (sem comprometer a protecção do ambiente).

Resumo

Contactos

  Avenida Fontes Pereira de Melo, 35 - 9º andar 1050-118 Lisboa, Portugal

  (+351) 213592500

  (+351) 213592599

  [email protected]

Contacte-nos

Ao enviar a mensagem, será aberta uma página CAPTCHA (ferramenta utilizada para distinguir utilizadores humanos dos 'bots'). Poderá consultar a nossa Política de Privacidade.

Subscreva a nossa newsletter

Posts recentes

arquivo

Tags